Home   Amor exigente   Citações   Poesias   Textos   FotoArte

 

Amor-Exigente

btindice.jpg (1489 bytes)

 

Para quem é o Amor-Exigente?

 

 

Para você, para o casal, ou para o jovem: no final, dá certo!

 

 

1) Para você

Como dar a outro aquilo que não se tem?

O ponto de partida do Amor-Exigente é você. Começa com cada um, para então expandir-se. Nesse caminho, estabeleceram-se cinco metas:

Não procurar causas fora de si mesmo para desculpar-se.

Responsabilizar-se pelas próprias atitudes.

Fixar os limites do que é aceitável.

Exigir que o comportamento inaceitável cesse.

Não é preciso ser autoridade, com solução para todos os problemas; é preciso amar e querer ajudar, para ser ajudado.

 

btindice.jpg (1489 bytes)

2) Para o casal

No desajuste do casal, o movimento estabelece avaliações, diálogos, regras e limites. Além do apoio do grupo, a atuação de um moderador é essencial para evitar maiores desentendimentos.

Muitas vezes, chega-se antes que o desajuste dos pais gere o desajuste dos filhos. Em outras, porém, os pais são instruídos primeiro, para depois, poderem ajudar os jovens.

O método propõem soluções com base em doze princípios do Amor-Exigente que ao se aplicarem na vida do casal, realmente funcionam. Conhecerem-se mutuamente, ressaltando as qualidades de cada um, tentando corrigir e compreender os defeitos e respeitando os limites pessoais um do outro é a meta.

 

 

btindice.jpg (1489 bytes)

3) Para os pais, na prevenção de problemas

Através dos cursos ou de grupos semanais de estudo, os pais são conscientizados da validade dos caminhos propostos pelo Amor-Exigente, dando-lhes os recursos e estratégias necessárias para cada qual, a seu modo, adotar a postura que convém a seu jeito de viver.

O que é muito importante e deve ficar bem claro é o seguinte: na prevenção de problemas, pai e mãe têm de ser um só, uma unidade, na orientação dos filhos. Os pais podem ter idéias diferentes, podem até brigar para fazer prevalecer seu posicionamento. Mas uma vez decidido o caminho, os dois devem unir-se e, na frente dos filhos, devem ser um só, conduzindo, orientando, educando.

Se o casal se reúne com outros pais, estudando, refletindo sobre regras, limites e papéis ou funções de cada membro da família, facilmente, com amor e maturidade, o grupo adulto controla o poderio jovem e suas imposições.

 

 

btindice.jpg (1489 bytes)

4) Para pais com problemas

Pais em busca de apoio porque já têm problemas com os filhos, eis o grande desafio do Amor-Exigente. Chegam machucados, sofridos, cheios de medo e pudor... acabaram de ver confirmadas as suspeitas: seu filho está usando drogas! Ou, então, já tentaram tudo, e o AmorExigente é o último recurso.

Seus jovens passaram por um lento processo de desajustes: na escola, em casa, na rua, e estão chegando a um ponto insustentável. A família inteira está-se desestruturando rapidamente.

A proposta do AE é analisar profundamente doze princípios básicos e estabelecer, a partir deles, a base do relacionamento dos pais com os filhos.

Para isso, realizam-se reuniões semanais com o grupo de apoio, durante as quais os pais são informados esclarecidos e orientados a não aceitar o comportamento agressivo e violento dos jovens. Esta não-aceitação acaba desencadeando no filho a decisão e mudar de atitude.

Fixar limites ou fins de linha, semanalmente, com a ajuda e criatividade do grupo, é o que dá coragem e condições de os pais, passo a passo, eliminarem a inadequação dos filhos.

 

 

btindice.jpg (1489 bytes)

5) Para os jovens

O Amor-Exigente tem também grupos para jovens:

Jovens sozinhos procurando ajuda e orientação.

Jovens trazidos pelos pais.

Jovens procurando ajudar outros jovens.

Esse trabalho tem uma abordagem diferente, apoiada, porém, nos mesmos valores éticos e espirituais dos grupos de adultos.

Os doze princípios do AE com os doze passos dos Alcoólicos Anônimos (AA) irão reestruturar a vida do jovem.

Veja no livro "O Que é Amor-Exigente", Mara Sílvia Carvalho de Menezes, Edições Loyola, em "Amor-Exigente para Jovens" como é este trabalho e sua organização. Entretanto, pode-se adiantar e ele se destina especialmente a jovens que ainda não chegaram ao "fundo do poço" e estão nos grupos não por quererem ajuda de fato, mas por outras razões.

 

 

btindice.jpg (1489 bytes)